O Planejamento Estratégico é uma poderosa ferramenta para uma empresa entender aonde quer chegar e colocar no papel o futuro do negócio. Ele ajuda as lideranças a escolherem os melhores caminhos em termos de risco, retorno e complexidade, mas não é raro encontrar dificuldades ao implantá-lo, diante das adversidades do mercado global.

O Planejamento Estratégico, que define como a empresa quer crescer, é uma ferramenta poderosa de extrema importância, para uma empresa colocar no papel o futuro do negócio.

Com a grave crise econômica e política do Brasil e com o governo de Michel Temer, realizar um bom planejamento pode ser determinante para a sobrevivência e a manutenção do seu negócio.

Por não ser um documento estático ou engessado, “Não há certo ou errado na hora de fazer.” O planejamento tem como objetivo traçar metas que deverão ser perseguidas pela empresa e por todos os seus colaboradores.

Para tornar esse processo mais simples e claro, separamos 5 dicas e boas práticas que abordam desde a construção até a o monitoramento do planejamento estratégico.

 

1 – Tempo de Realização

Qual o momento ideal para planejar? Nas grandes empresas, é quase obrigatório apresentar aos clientes e fornecedores um planejamento estratégico, com informações sobre a missão, os valores, a estratégia e a visão da empresa. Em pequenos e médios negócios, esse planejamento também ajuda a definir o que pode ser feito para melhorar a empresa, porém o ideal é sempre desenvolver o planejamento no início do ano, mas isto não significa que ele não pode ser desenvolvido a qualquer momento. Por isso quanto mais cedo você fizer o planejamento estratégico, mais cedo você estará direcionando sua empresa para atingir os objetivos e metas do seu negócio.

 

2 – Mapeie seu Negócio

Um primeiro passo a ser observado é sobre como está sua empresa em relação ao mercado. Como ela está sendo percebida pelos seus clientes em relação aos seus concorrentes?

Como estão sendo avaliados os seus produtos e serviços? Qual a perspectiva de crescimento do seu negócio e como manter sua presença no seu mercado de atuação? Essas perguntas devem ser respondidas para que possam suportar as discussões e ajudar nas definições que serão tomadas.

 

3 – Envolva sua Equipe

É fundamental envolver a equipe no desenvolvimento do planejamento estratégico. Deverá ser montada uma equipe especial para esta tarefa. O ideal é que se tenha um participante de cada área tática da empresa. É importante que cada participante tenha um bom conhecimento das atividades da sua respectiva área.

Os demais colaboradores da empresa, que não fazem parte do grupo do planejamento, deverão estar informados da realização do processo de estudo estratégico e que as decisões que serão tomadas terão impacto sobre todos. É importante também lembrar que um planejamento estratégico tem como benefício trazer clareza sobre os objetivos e metas da empresa e que com isso aumentam as oportunidades de aprendizados e perspectivas de crescimento no negócio e para as pessoas.

 

4 – Crie o Plano de Ação

Agora que você cumpriu as etapas preliminares para elaborar o planejamento estratégico do seu negócio e tem um retrato fiel de sua empresa, já sabe quais são os recursos disponíveis e como pode potencializar seu uso em busca de melhores resultados, então é hora de estabelecer os próximos passos e as ações necessárias para que os objetivos sejam atingidos. É o momento de definir as responsabilidades de cada um e o futuro da sua empresa.

Todo planejamento estratégico gira em torno desta decisão: onde você quer que a sua empresa chegue. Por isso, é preciso ter muita atenção e ser realista com os pés no chão.

Nesta etapa, defina objetivos de curto, médio e longo prazo. Além disso, os objetivos podem ser os mais variáveis possíveis, podendo começar desde o pagamento de dívidas, captação de novos clientes, inovação dos produtos e ou serviços, até a abertura de filiais.

Dentro da ideia de onde chegar, precisamos definir alguns pontos essenciais para qualquer modelo de negócio que são: missão, visão, valores e objetivos estratégicos.

 

5 – Monitore as Ações

Uma vez praticado o planejamento estratégico, ele precisa estar em constante monitoramento. Isso significa que é preciso acompanhar e avaliar a execução da estratégia.

Segundo Maximiano (2006), o monitoramento “consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia“. O monitoramento deve ser realizado com base nos mesmos indicadores utilizados na hora de se elaborar o planejamento estratégico.

Ao monitorar o planejamento estratégico, o empresário deve ter como objetivo verificar se as atividades estão sendo executadas de acordo com os critérios estabelecidos e objetivos a serem alcançados.

Esse monitoramento é imprescindível para comparar os resultados alcançados com os resultados previstos, ou seja, se a estratégia adotada é mesmo a mais indicada e se está dando o retorno esperado.

A partir daí, a empresa pode corrigir os pontos incorretos ou fora do desvio padrão e reforçar os pontos com bons resultados, a fim de garantir que os resultados satisfaçam à meta estabelecida. O grande desafio do planejamento estratégico é manter a proposta do plano, ainda que você modifique a forma de conduzi-lo. Exigindo assim, um comportamento permanente e contínuo do planejamento.

 

 

Saiba que o planejamento estratégico deve obedecer o ciclo do PDCA (planejar, executar, verificar e agir), ser acompanhado e adaptado sempre que for necessário, seja porque o plano de ação não está produzindo o resultado esperado, seja porque surgiram mudanças que precisam ser consideradas.

 

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